HISTÓRICO



Histórico da Unidade Escolar
 

Em 21 de agosto de 1964, foi criado através da Delegacia de Ensino Elementar de Santa Cruz do Rio Pardo, no município de Salto Grande e instalado no dia 11 de outubro de 1964, o Segundo Grupo Escolar de Salto Grande, situada à Rua Rodrigues Alves, 125, Vila São João.

A escola ficou assim funcionando até o ano de 1974. Em 1975, em virtude de uma reorganização da rede física, as três escolas do município ( Primeiro Grupo Escolar, Segundo Grupo Escolar Coraly de Souza Freire e Ginásio Estadual Padre Mario Briatore) foram extintas e agrupadas no Colégio Estadual Padre Mario Briatore que vem a ser hoje Escola Estadual Padre Mario Briatore, ficando assim o prédio da Escola Coraly desativado, situação essa que permaneceu até o final de 1982. O prédio que se encontrava em péssimas condições de conservação, foi então reformado graças à atuação da Prefeitura Municipal.

Com decreto de Lei nº 21.922, a partir de 01/02/1984, recomeçou suas atividades na comunidade com o nome da Escola Estadual de Primeiro Grau Profª Coraly de Souza Freire.

Muitos diretores, professores e funcionários passaram por esta escola, desempenhando com qualidade suas funções. Podemos citar: o diretor Péricles Pinheiro, Alfredo Cubas, Coraly de Souza Freire, Maria Cândida Gama Figueira, Iolanda Cárdia Barbosa, José Conte Filho, Anna Flora Biondi Ferreira, Fátima do Carmo Silva Galvani, Maria de Lourdes Aparecida Pocay, Leda Maria Haddad Figueira, Márcia Regina Benetti, Dorcas Negrão Freire Direne e hoje a escola encontra-se sob a direção da professora Maria de Fátima Antonangelo Oliveira.

Por que o nome Coraly?

O nome Coraly foi dado ao estabelecimento de ensino em homenagem póstuma a professora muito dedicada e uma das primeiras desta casa de ensino. Seu nome Coraly de Souza Freire. Nasceu em 03/06/1927, filha mais velha de Calimerio de Souza Freire e Emilia Pereira Freire. Fez seus primeiros estudos em sua cidade natal. Seu sonho era continuar estudando e tornar-se professora. Com sacrifício conseguiu realizar este objetivo em 14/12/1957 e recebe o Diploma de Magistério.

Exerceu a partir daí com brilhantismo e dedicação todas as funções e cargos inerentes a sua profissão.

No final de 1965 e no decorrer de 1966 assumiu em caráter de substituição o cargo de Diretor de escola do Segundo Grupo Escolar de Salto Grande, tendo sido vítima de um lamentável acidente automobilístico em 12/10/1966. Sua falta aqui foi lamentável. Ela continuou apesar de tudo com a lembrança de seus atos, sua dedicação, amor e compreensão. Faleceu aos 39 anos.

A partir de 01/04/1999, esta escola altera o nome para EMEF Profª Coraly de Souza Freire na municipalização de ensino, motivada pelo Convenio de parceria entre Estado/Município. Esta escola tem uma caminhada de muitos elogios, participação em todos eventos estaduais e municipais, sabemos que muitas atitudes tomadas nesta longa experiência de trabalho e dedicação foi o mais belo legado que nos deixou a professora Coraly, que com o seu amor na arte de ensinar nos deu exemplo de como é gratificante alfabetizar e ver mais tarde os nossos alunos se transformarem  em cidadãos conscientes e úteis a sociedade.

Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos que vigorou  em 01 de janeiro de 2009  a Unidade  Escolar   sofreu nova alteração no nome, sendo: Escola Municipal “Professora Coraly de  Souza Freire”.  Com essa nova implantação o atendimento aos alunos passou a ser de  2º ano, 2ª série, 3ªsérie e 4ª série,  devido a  mudança do ensino de oito anos, para o ensino de 9 anos que será de forma gradativa.

Desde o ano de 1991 a Unidade Escolar oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A partir do ano de 2010 a Unidade Escolar passou a ter uma sala descentralizada da ETEc com o Curso Profissionalizante de Técnico em Contabilidade.

Resumo da história já registrada em 01/06/1992 pela professora Maria Lucia Dubowski Nascimento e atualizada pelo Diretor de Escola Maria de Fátima Antonangelo de Oliveira.   

 Professora Coraly de Souza freire